Desenvolvido por:

(88) 9 9776 7362

© 2016 por "Fortaleza Sempre". Orgulhosamente criado com Go Gestor

O FORTALEZA PODE SE CLASSIFICAR COM UMA VITÓRIA E ATÉ COM DOIS EMPATES.

31 Aug 2017

 

 Só não muda de ideias que não aos tem”. Essa frase, apesar de muitos se apropriarem dela como se fossem os seus autores, se muito não me engano foi escrita pelo genial mestre da literatura inglesa   Shakespeare que viveu entre 1564 a 1616 e é considerado como um dos maiores dramaturgos e escritores de todos os tempos. Dentre as suas obras primas temos Hamlet, Otelo e  Romeu e Julieta.

 

Feita esta homenagem a Shakespeare, citado para corroborar e confirmar a nossa tese de que mudar de pensamento e de ideia não é feio, pelo contrário é uma demonstração de superioridade e de elevada dignidade, quero acentuar que mudei de ideia com relação às probabilidades do Fortaleza de se classificar logo no jogo contra o Confiança, com um simples empate, desde que o Cuiabá perca para o Salgueiro.

 

Eu defendia o ponto de vista que, diante de uma derrota do Cuiabá e o Fortaleza empatando os resultados das partidas do Remo e do Salgueiro, nesta rodada não influiriam, o que não é verdade, vez que os dois clubes também não podem ganhar, podendo apenas empatar os seus compromissos nesta rodada.

 

Vamos a hipótese de que o Fortaleza e Confiança empatem. O Fortaleza chegaria a 25 pontos e o Confiança, que soma 19, chegaria 20 e ficaria fora da disputa, posto que, na última rodada só poderia chegar aos 23 pontos, então será um jogo difícil porque o time sergipano não pode nem pensar em empatar.

 

Acontecem que se o Salgueiro, que tem 21 pontos em vencendo o CSA fora de casa, chegará a 24 pontos e ficará com 7 vitórias, primeiro critério de desempate. O Remo vencendo ao Sampaio Corrêa e jogando em casa a possibilidade é maior, chegaria aos 25 pontos e a 6 vitórias.

 

O Fortaleza empatando com o Confiança chegaria aos 25 pontos e a 6 vitorias, igualando-se ao Remo no número de pontos e superando o time paraense no saldo de gol, 6 contra 0 e,  nesse caso,  nesta rodada estariam classificados Fortaleza e Remo.

 

Ocorre que na última rodada onde apenas Fortaleza Remo e Salgueiro lutam por duas vagas se o Fortaleza, pelo menos não empatar com o Moto estará fora da segunda fase, bastando para isso Remo e Salgueiro fazerem um jogo de compadres, tipo o das duas Alemanhas, na Copa do Mundo de 1982, na Espanha, em que ambas queriam distância do gol, donde o resultado não poderia ser outro que não fosse 0 x 0.

 

Vamos aos números da hipótese levantada: O Fortaleza perde para o Moto e continua com 25 pontos e apenas 6 vitórias. O Remo empata com o Salgueiro e chega a 26 pontos, classificando-se automaticamente. O Salgueiro, mediante o empate com o Remo, chega a 25 pontos, mas com 7 vitorias, uma a mais do que o Fortaleza e nesse caso se classificam Remo e Salgueiro.

 

Desse modo mudando de ideia e de convicção, formulo a nova tese de que o Fortaleza empatando com o Confiança para se classificar dependerá de um empate contra o Moto, em que somaria 26 pontos e superaria o Salgueiro que ficaria com 25. Depreende-se,  portanto,   que o Fortaleza precisa fazer a sua parte, pois se assim não for, não adianta fazermos conta porque elas serão inócuas.

 

Em qualquer hipótese, para garantir o terceiro lugar o Fortaleza tem que somar 4 pontos nessas duas partidas, pois chegaria a 28  e não poderia ser superado pelo Remo, mesmo que ele vencesse os seus dois embates e chegasse aos mesmos 28 pontos e também com 6 vitórias. O Fortaleza o superaria no saldo de gols.

 

O Fortaleza vencendo um dos dois compromissos estará classificado com 27 pontos, mas não   assegurará o terceiro lugar porque pode ser ultrapassado pelo Remo ou pelo Salgueiro.

 

Parece-me que, mesmo parte da imprensa fazendo essa guerra de nervos, o Fortaleza, dos times que buscam essas duas vagas, é o que tem a  situação  mais confortável, pois ainda pode se dar ao luxo, se é que assim podemos dizer, de perder um dos dois confrontos e ainda se classificar. Esperamos que vença os dois e brigue não embaixo, no G-4, mas em cima, pela segunda colocação.

 

Por hoje c’est fini.

 

Advíncula Nobre

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
POR TRÁS DO BLOG
Advíncula Nobre

Advíncula Nobre, colaborava com o site Razão Tricolor e quando esse encerrou, passei a colaborar com os Leões da Caponga, que também encerrou as atividades, quando então ainda residindo em Guarabira (PB), resolvi criar o site para publicar a Coluna do Nobre, que eu já publicava no Leões da Caponga. Isso aconteceu há cerca de 11 (onze) anos. Sou formado em História pela Universidade Estadual da Paraíba, turma de 1989 e funcionário aposentado do Banco do Brasil. Torço pelo Fortaleza Esporte Clube desde Outubro de 1960 e comecei a frequentar o Estádio Presidente Vargas, na condição de menino pobre na "hora do pobre". O estádio abria 15 minutos antes do término da partida para que os menos favorecidos tivessem acesso. Foi assim que comecei a torcer pelo Fortaleza. Morei em Guarabira (PB) por 27 anos e sempre vinha assistir a jogos do meu time. Guarabira (PB) dista 85 Km de João Pessoa capital Paraíbana e 650 km de nossa cidade Fortaleza (CE). Também morei em Patos (PB), Pau dos Ferros (RN), Nova Cruz (RN) União (PI) e Teresina (PI). Também cursei Administração de Empresas e Direito, em virtude de transferências, não terminei essas duas faculdades. Era o meu emprego e o pão de cada dia ou as faculdades.