Desenvolvido por:

(88) 9 9776 7362

© 2016 por "Fortaleza Sempre". Orgulhosamente criado com Go Gestor

CLÁSSICO DE CLUBES CENTENÁRIOS À VISTA!

10 Mar 2019

 CAMPANHA DE PAZ NOS ESTÁDIOS

 

 

CLÁSSICO CENTENÁRIO À VISTA!

 

 

O Campeonato cearense na sua quinta rodada da Segunda fase prossegue hoje com dois jogos, Ferroviário x Horizonte e Fortaleza x Ceará, que erroneamente está sendo chamado de clássico centenário.

 

Corrigimos e retificamos que não se trata de um Clássico-Rei Centenário, visto que oficialmente o nosso futebol, sob à égide da Federação, à época ADC, da CBF, que se denominava CBD e da  FIFA  tão somente se iniciou em 1920. Trata-se na realidade de um clássico entre dois clubes centenários, visto que o Fortaleza em 18 de outubro de 2018 completou 100 anos de existência..

 

Fortaleza x Ceará, indubitavelmente, é o jogo mais importante da rodada, haja vista que se o time de Porangabuçu vencer chegará a 14 pontos e garantirá a classificação para as semifinais e em primeiro lugar.

 

O Ceará vem sendo a equipe arrasadora desta segunda fase, lembrando que tanto ele quanto o Fortaleza ingressaram na competição nesta fase.

 

Não é fazendo apologia ao nosso adversário, mas pelos números ostentados pelo mesmo somos forçados a defender a premissa de que ele é o favorito absoluto no jogo de hoje.

 

É o primeiro com 11 pontos. Tem o ataque avassalador com 11 gols; a defesa menos vazada com 2 gols e um saldo positivo de 9 tentos.

 

Por outro lado, o time está mais entrosado do que o Fortaleza e precisa da vitória para se garantir, isto porque em sendo derrotado, não perde a classificação, mas poderá se complicar, vez que na última rodada tem outro clássico pela frente, contra o Ferroviário.

 

O Fortaleza ainda não se firmou na competição não conseguindo demarcar o seu território, vez que tem apenas 7 pontos, relativos a 2 vitórias e 1 empate.  Na última rodada sofreu uma derrota para o Horizonte,      que até então, vinha cambaleante no certame, destarte inesperada.

 

O seu ataque com 5 gols marcados é tão somente o 5º do certame, perdendo para Ceará, Atlético, Ferroviário e Guarany.  A sua defesa com 4 gols sofridos é apenas a terceira, sendo superada por Ceará e Ferroviário.

 

Temos, no entanto, em que pese os números não nos favorecerem, a esperança de uma boa vitória, isto porque nos dois últimos jogos o Fortaleza demonstrou um bom futebol.

 

Perdeu para o Horizonte por falta de quem mandasse a bola para o fundo das redes e num descuido da defesa e venceu com sobras o Confiança, por 4 x 0 e ainda teve um gol mal anulado, além de inúmeras chances desperdiçadas.

 

Naquele jogo o que menos importou foi o placar dilatado, pois para nós o interessante foi a forma de como o time se houve em campo, demonstrando que está começando a se entrosar e que aos poucos vai encontrando o caminho das pedras.

 

Ademais, em termos de centroavante, que vinha sendo uma das nossas carências, hoje já teremos no banco o Wellington Paulista, um atacante experiente e de boa qualidade técnica, que tem uma média de 1 gol a cada 2,88 partidas, estando no patamar e até um pouco acima dos centroavantes medianos do Brasil.

 

Para aqueles que apregoam que a vitória do Ceará será “favas contadas”, tirem o cavalinho da chuva, pois o Leão do Pici, o nosso centenário Tricolor de Aço   apoiado freneticamente pela sua torcida, costuma crescer nos momentos de dificuldades. No nosso entendimento hoje cairá o último invicto.

 

No outro jogo o Ferroviário enfrentará o Horizonte e vamos ter uma espécie de tira-teima, posto que saberemos,  por fim, se aquela vitória sobre o Fortaleza foi apenas um fogo de palha, fruto do acaso, ou se o time horizontino começa a evoluir tecnicamente.

 

O Ferroviário vencendo irá a 10 pontos e assumirá a segunda colocação, defenestrando o nosso próximo adversário, o Floresta,  para a terceira.  O que nos interessa, na verdade, é o empate e na pior das hipóteses a vitória do Horizonte.

 

Aposto praticamente todas as minhas cartas no empate. Por via das dúvidas deixarei uma para arriscar na vitória horizontina.

 

A Demain!

Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
POR TRÁS DO BLOG
Advíncula Nobre

Advíncula Nobre, colaborava com o site Razão Tricolor e quando esse encerrou, passei a colaborar com os Leões da Caponga, que também encerrou as atividades, quando então ainda residindo em Guarabira (PB), resolvi criar o site para publicar a Coluna do Nobre, que eu já publicava no Leões da Caponga. Isso aconteceu há cerca de 11 (onze) anos. Sou formado em História pela Universidade Estadual da Paraíba, turma de 1989 e funcionário aposentado do Banco do Brasil. Torço pelo Fortaleza Esporte Clube desde Outubro de 1960 e comecei a frequentar o Estádio Presidente Vargas, na condição de menino pobre na "hora do pobre". O estádio abria 15 minutos antes do término da partida para que os menos favorecidos tivessem acesso. Foi assim que comecei a torcer pelo Fortaleza. Morei em Guarabira (PB) por 27 anos e sempre vinha assistir a jogos do meu time. Guarabira (PB) dista 85 Km de João Pessoa capital Paraíbana e 650 km de nossa cidade Fortaleza (CE). Também morei em Patos (PB), Pau dos Ferros (RN), Nova Cruz (RN) União (PI) e Teresina (PI). Também cursei Administração de Empresas e Direito, em virtude de transferências, não terminei essas duas faculdades. Era o meu emprego e o pão de cada dia ou as faculdades.