Desenvolvido por:

(88) 9 9776 7362

© 2016 por "Fortaleza Sempre". Orgulhosamente criado com Go Gestor

FORTALEZA PODERÁ SE CLASSIFICAR ANTECIPADAMENTE NA COPA DO NORDESTE

12 Mar 2019

 

FORTALEZA PODE SE CLASSIFICAR ANTECIPADAMENTE NA COPA DO NORDESTE

 

 

Todos nós estamos extasiados com a partida envolvendo Fortaleza e Ceará em que o placar não traduz o que foi a partida em todos os seus aspectos, técnicos, táticos e cavalheirescos. Esse jogo mais se assemelhou a uma disputa entre fidalgos, por sinal, centenários.

 

Relembrei os embates dos primórdios do futebol cearense em que o Guarany, que não tem nenhuma ligação com os atuais clubes que ostentam o nome, após perder a disputa, ofereceu flores ao Fortaleza pela conquista do título de 1920, primeiro campeonato   oficial do futebol cearense, para que não pairem dúvidas.

 

O jogo foi bom, demos uma lição e um exemplo inquestionável e memorável a outros centros esportivos, particularmente ao Rio de Janeiro em       que o clássico Flamengo x Vasco se notabilizou pela confusão e violência.

 

Foi um exemplo ímpar de um futebol pobre, mas rico em dignidade e que é espezinhado e debochado por boa parte da imprensa do Sudeste.  Oxalá seja seguido e rogamos a Deus que nos permita bisar essa festa de paz e de alegria no próximo confronto.

 

No próximo domingo já termos outro clássico de clubes centenários, lembrando que  o “Clássico-Rei Centenário” somente ocorrerá em 1920 quando o futebol cearense, representado pela FCF, de forma oficial, completará 100 anos, evidentemente que sob a égide da CBF  e da FIFA.

 

Não esqueçamos que a ADC – Associação de Desportos Cearenses foi fundada em 23 de março de 1920, passando em 11 de junho de 1941 a ser denominada de FCD – Federação Cearense de Desportos e em 22 de novembro de 1972 de FCF – Federação Cearense de Desportos.

 

Vemos nesse caso uma linha inequívoca de sucessão, enquanto que a Liga Metropolitana não faz parte dessa linha, pois se o fosse constaria dos registros oficiais, o que invalida os seus torneios.

 

O que é mais grave é que a Liga Metropolitana não tinha sequer registro em cartório não tendo, pois, capacidade jurídica, donde se conclui que jamais se constituiu numa “entidade de direito privado” nos moldes do artigo 44 do Código Civil, confirmando a inexistência do “Penta-Fantasma”, atribuído ao nosso rival.

 

Voltando ao embate do próximo domingo, para não fugir à regra salientamos que o mesmo será de suma importância para Fortaleza, vice-líder do Grupo A da Copa do Nordeste e para o Ceará, líder do Grupo B, os quais faltando 3 rodadas para o término da fase classificatória,   buscarão a classificação antecipada.

 

No Grupo A o Fortaleza, que soma 8 pontos,    é o vice-líder, ultrapassado que foi pelo Santa Cruz, que chegou a 9 e que tem um jogo a mais, vez  que já atuou pela sexta rodada, empatando em casa com o CSA em 1 x 1.

 

A situação do Fortaleza é deveras confortável, haja vista que mantem 4 pontos de diferença para o Vitória, o quinto colocado do grupo, que soma com 4. Em saindo vencedor no clássico e o Vitória perdendo para o Confiança  o Tricolor estará matematicamente classificado.

 

O Tricolor tem o melhor ataque do grupo com 9 gols e a segunda melhor defesa, que sofreu 4 tentos, perdendo somente para a do CRB, o quarto colocado, que foi vazada 3 vezes. Está disparado no saldo de gols, positivo com 5 tentos,    contra 0 do Santa Cruz.

 

Em termos de artilharia o Tricolor tem o vice artilheiro, o Júnior Santos, com 6 gols marcados, sendo superado pelo Gilberto do Bahia, que tem 7, em disputa que se prenuncia acirrada. Os outros artilheiros do Fortaleza são Ederson, Edinho e Quintero, todos com 1 gol.

 

Ao contrário do que ocorre no Cearense, em que pese o Ceará está liderando o Grupo B da Copa do Nordeste, com 11 pontos, se perder  poderá ficar numa situação desconfortante, visto que a sua diferença para o quinto colocado, o ABC é de somente 3 pontos.

 

O ABC vencendo o seu prélio contra o Sampaio poderá se igualar em pontos ao Ceará, razão por que torcerá pelo Fortaleza, desde novinho.  O interessante é que estamos loucos para proporcionar essa alegria não apenas à nossa torcida, mas também à torcida abecedista. Oxalá!

 

Acesse o Youtube: Advincula Nobre – Inscrevam-se!

 

Por hoje c’est fini.

 

Please reload

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
POR TRÁS DO BLOG
Advíncula Nobre

Advíncula Nobre, colaborava com o site Razão Tricolor e quando esse encerrou, passei a colaborar com os Leões da Caponga, que também encerrou as atividades, quando então ainda residindo em Guarabira (PB), resolvi criar o site para publicar a Coluna do Nobre, que eu já publicava no Leões da Caponga. Isso aconteceu há cerca de 11 (onze) anos. Sou formado em História pela Universidade Estadual da Paraíba, turma de 1989 e funcionário aposentado do Banco do Brasil. Torço pelo Fortaleza Esporte Clube desde Outubro de 1960 e comecei a frequentar o Estádio Presidente Vargas, na condição de menino pobre na "hora do pobre". O estádio abria 15 minutos antes do término da partida para que os menos favorecidos tivessem acesso. Foi assim que comecei a torcer pelo Fortaleza. Morei em Guarabira (PB) por 27 anos e sempre vinha assistir a jogos do meu time. Guarabira (PB) dista 85 Km de João Pessoa capital Paraíbana e 650 km de nossa cidade Fortaleza (CE). Também morei em Patos (PB), Pau dos Ferros (RN), Nova Cruz (RN) União (PI) e Teresina (PI). Também cursei Administração de Empresas e Direito, em virtude de transferências, não terminei essas duas faculdades. Era o meu emprego e o pão de cada dia ou as faculdades.